07 novembro 2016

Porque ouvimos o mar dentro das conchas?

Ao levarmos uma concha aos ouvidos, podemos nitidamente ouvir o barulho de ondas e de vento. A sensação é fantástica e não é só coisa de criança, tem muito marmanjo por ai brincando de levar o mar para casa.
É muito bom a gente acreditar que as coisas são assim tão mágicas, faz a vida parecer mais leve, mas isso tem que ser uma opção. É preciso que se saiba o que realmente acontece.


... " Com seu interior parecido com um labirinto em espiral, a concha produz o efeito de uma caixa de ressonância, que concentra e amplifica os sons, um efeito parecido com o eco que ouvimos dentro de uma igreja... mas se você estiver em um local que não produza som algum, silencioso, não vai ouvir nada.
Esse fenômeno, conhecido como reverberação, é muito utilizado na arquitetura de teatros e casas de espetáculos, por exemplo, e é esse mesmo efeito que acontece dentro da concha. Segundo os cientistas, a concha capta os sons residuais do ambiente, aqueles que não são notados normalmente porque se propagam em todas as direções e passam direto pelo ouvido" ...
http://www.curtoecurioso.com/2015/02/por-que-ouvimos-som-do-mar-nas-conchas.html

Bem, eu sei que pode ter ficado um pouco decepcionado, mas eu até gostei de saber, embora ainda prefira ter um pedacinho do mar ao alcance de uma escutadinha de vez em quando.