Mais um lindo cantinho para mostrar as coisas que eu gosto. Compartilhando DIY, Tutoriais, Passo a passo e Downloads Free. Sejam todos bem vindos também em meu facebook - https://www.facebook.com/ilustradoracatia

15 maio 2017

Esfihas Abertas


Vai precisar de:
30 gramas de fermento fresco (ou 2 tabletes)
1 colher (sopa) de açúcar
1 ovo
1 copo (pequeno) de leite morno
1 pitada (3 dedos) de sal
½ xícara de óleo
Aproximadamente 750 gramas de farinha de trigo
Dissolva o fermento no açúcar, como quem dissolve os problemas de forma tranquila e serena, até que fique líquido.

Junte o ovo, gema e clara, mas é preciso que esteja em temperatura ambiente. Pode pegá-lo delicadamente com as mãos e segurá-lo por alguns instantes para  aquecê-lo ou retire da geladeira meia hora antes.
O leite nesse processo é deveras importante, pode ser de qualquer qualidade, contanto que esteja morno. É o calor dele que confortará os outros ingredientes, como quem conforta os amigos com abraços.
Mecha tudo com uma colher de pau. Olhe para o redemoinho que se forma nesse movimento circular, sentido horário. Coloque-se no centro, pois é o seu lugar, você merece atenção e destaque, estando bem consigo mesmo, estará bem com o mundo.
O óleo e o sal podem entrar até de uma forma arrogante, causando certa discórdia, já que por conta das suas marcantes personalidades separam parcialmente o creme, dividem opiniões... porém uma vez todos reunidos, deixe que descansem um pouco e que juntos amadureçam esse convívio necessário, haverão de aceitar.
Traga agora para a construção da sua base a farinha de trigo. Deve ser colocada aos poucos, pois assim poderá presenciar a surpreendente magia da transformação. Toda farinha é abençoada, como nossas mãos.
A massa já devidamente idealizada, não precisa descansar, já serena e tranquila, graças à sua dedicação, estará pronta para gerar suas crias, pequenas esferas enroladas uniformemente, cerca de 30 unidades.
Enfarinhe uma superfície plana, como caminhos de paz que haverá ainda de seguir. Abra cada esfera com um pequeno rolinho compressor.
Com ajuda de um cortador, recorte círculos, dobrando a beirada para dentro, formando uma muralha. Desta forma os  ingredientes do recheio não transbordarão. Que nada de nós seja desperdiçado.
Ajeite-as uma ao lado a outra numa forma untada com óleo.
Enquanto se mantém compenetrada nesse processo, aqueça o forno deixando em temperatura baixa.

Coloque uma colher generosa de recheio em cada uma e leve para assar sem pressa, sem culpa, sem dor.
Opções de Recheio
Catupiry com milho verde ou frango refogado e desfiado.
Carne moída crua com salsinha e cebola picadas, sal e pimenta do reino.
Mussarela com queijo ralado e orégano

 

do Livro